Engana-se quem pensa que o inverno muda a rotina apenas dos humanos. Assim como as pessoas, as plantas sentem as mudanças climáticas que estarão presentes até o meio de setembro.
As características da estação mudam o comportamento das plantas e, por isso, é necessário cuidado redobrado para que o jardim e a horta continuem crescendo de forma saudável e com vida até a chegada da primavera.
+ Nova técnica de regar as plantas promete distribuição mais uniforme da água. Veja só!
+ Costela-de-adão: tudo o que você precisa saber sobre essa planta de fácil manutenção
+ Cientistas ficam chocados ao descobrir que é possível plantar em solo da Lua: ‘não previmos isso’
Os cuidados diários exigem atenção, afinal, os ventos fortes e a falta do sol trazem dificuldades que precisam ser modificadas ao longo da estação mais fria do ano. Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte.
Para entender melhor sobre os cuidados necessários durante a estação, Rafael Pelosini , CEO e fundador da startup de agricultura urbana Yes We Grow, separou algumas dicas para auxiliar neste momento:
1. Qual é a melhor maneira de regar
O primeiro passo é modificar a rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e, se houver excesso de água, pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Ao longo da estação, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã, caso contrário com a rega no período noturno a água ficará acumulada nos pratos.
2. Poda
Apesar dos prejuízos apresentados pelo inverno, a época é propícia para a realização de poda, que pode ser feita no final da estação. Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera. Afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes. Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas.
3. Adubação
Já sobre adubação, indica-se que seja realizado de três em três meses, para que exista a manutenção nutricional necessária. Para isso, o bokashi é o mais completo e eficiente adubo natural que oferece nutrientes necessários para manter plantas e terra saudáveis.
4. De olho nos dias mais frios do inverno
Com a possibilidade de geadas, as plantas quede ambientes externos precisam de mais atenção. Portanto, Rafael Pelosini indica uma cobertura nas plantas nestes dias, isso pode ser feito com uma lona que protegerá termicamente o jardim. Mas, recomenda-se retirar a lona antes do sol nascer. Contudo, plantas menores e com a possibilidade de mudança de local, recomenda-se que os vasos fiquem dentro de casa.
Quer ver mais dicas de plantas? Então, confira outras matérias nossas:
+ Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno
+ 6 plantas de casa perfeitas para decorar a casa no inverno. Conheça!
+ Plantas dentro de casa: aqui está o que você precisa saber antes do inverno